quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Senta que lá vem a história

Entonces que lá vou eu pra tar da reunião da escola .
Eu e prof. , praxe , reunião só comigo - normal sempre acontece. Faz parte do show.
Tudo normal , seu filho é ótimo , tal e coisa só que ....
Tá ai o que eu temia , o só que...
Só que... ele tá trocando t por d , f por v e por ai vai.
Tudo bem já sabia disso , já tinha levantado a lebre no começo do ano, alias fui eu que falei nisso primeiro.
Acho que ela nem tinha notado ainda , sugeri fono - oi ? lembra sou fonoaudióloga , macaca velha e tudo já NAQUELA ÉPOCA, começo do ano!
Só que ... ai , esse só que sou eu que falo , ouvi da prof. calma que eu dou conta!
Comum elas sempre dizem isso!
Claro que eu achei que ela não ia dar conta , minha experiência já tinha me mostrado isso em 10 anos de consultório , só que ... ( nossa como esse post tá cheio de só que ...) mais uma vez não quis ser tigrona e passar por cima .
Por que não ouvi meu lado fono gritando !
Corri por fora , dei umas dicas , nada sistemático , porque santo de casa não faz milagre e casa de ferreiro espeto é de pau e me dou ao luxo de ser mãe com meu filho e não fono .
Costumo brincar que faço tudo errado e sem culpa .
Ric mamou ate 4 anos , demorou pra falar , falou errado ate outro dia .
Gi chupa chupeta e fala com ela na boca, ainda mama e fala um monte de coisas erradas e eu entendo mesmo assim - não me orgulho disso mais faço como toda mãe faria mesmo sabendo não ser o melhor caminho.
Resumo da ópera!
Ric vai terça feira depois do feriado consultar uma fono , que eu escolhi , porque ai fui tigrona e resolvi que não vou na indicada pela escola , quero alguém isento de opinião previa e vamos ver o que vai dar.
Opinião de mãe e fono agora - ele vai superar isso , até acho que se der tempo pra ele nem precisava de ajuda , mais vamos fazer o que a escola que disse que dava conta lá atrás não deu .
Já avisei que mesmo indo a fono , não é milagre , é um processo e vai melhorar com calma e tempo.
Ai vai o lado da terapeuta , essa época do ano meu consultório sempre enchia - virava uma verdadeira tenda dos milagres , era um monte de probleminhas que apareciam pra fono milagreira resolver.
Nada contra professores , vejam bem eu tb sou professora , já alfabetizei e tudo , mais tem hora que na onda do eu consigo a coisa passa da hora e no fim eles empurram a encrenca pra outro resolver.
Ainda bem que não falta trabalho pra fono , só que causa mais dano que beneficio.
A pergunta que não quer calar - pq primeiro me pedem calma e agora querem pressa ?
Desabafo feito e deixado claro que eu tinha levantado a lebre antes , vamos correr atrás do prejuízo se é que ele existe e tudo caminha bem !
Detalhe ele apesar da troca já passou de ano
Sou feliz ou não ? Com ou sem troca de surda e sonora que é o nome certo da encrenca

peixos - beijos com troca de sonoridade

3 comentários:

Bárbara disse...

Olha Amábile... Acho que é normal isso, tô falando como mãe...
A profe da Ellen já tinha falado que isso é normal qdo eles começam a aprender letra cursiva... que uns até esquecem como se faz...
acho que o que vc falou é fato, com calma e paciência, tudo se resolve...
bjs e boa sorte aí...
:)

♥ Mamãe Coragem e seu trio ♥ disse...

Oi gata. primeiro perdão pela ausência desumana com vc.
Minha amiga eu já vi isso com Nicholas (que agora fala normal e sem fono) e tô vendo com Dan (que eu acho que vai precisar de fono)
E saabe eu acho que sempre erramos e acertamos como mãe. e no fundo mais acertamos, pode crê!

bjks da tua fã.

Ira disse...

ai, Amábile!
fico imaginando como deve ser isso... Estou a procura de escolinha para minha pequena e olha que a coisa é complicada! já estou até perdendo o sono!
Calma que tudo se encaminha!
bjs e apareça lá no blog!