segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vale apena


Ricardo trouxe este livro pra casa na sexta - feira , eles tem uma biblioteca circulante na sala de aula e a cada semana tem trazido um livrinho diferente pra passar a semana connosco e simplesmente , vale a pena ler pras crianças e pra gente mesmo.
Na verdade acho que o livro é muito profundo , e difícil de compreender pra um adulto com seus conceitos e preconceitos e que pode mudar drasticamente a nossa forma de ver e encarar a vida. A nossa forma adulta de ver o mundo em alguns momentos arraigado de costumes.

Não me considero uma pessoa preconceituosa mais confesso que me surpreendi ao ler alguns trechos e falar de alguns temas com filhotinho enquanto lia o livro.
E mais impressionante é o como ele foi capaz de compreender a grandeza do tema .

Faz pensar e muito nesse nosso mundo louco tão cheio de diferenças e onde o diferente nem sempre é bem aceito e respeitado.

Tb no que é diferente e no igual , e no como é difícil compreender e respeitar o que é deferente, estranho, estrangeiro e esquisito.
Mais que recomendo.

Trechos do livro :

"um dia agente aprende que há o preto e o brando e esquece as outras cores do arco-íris.Aprende que há o alto e o baixo e esquece o médio.E há quem possa voar..."

..." um dia agente aprende conceitos e ás vezes transforma em preconceitos , e passa a julgar , a classificar. a apontar as pessoas ; passa olhar algumas pessoas de cima , e outras de lado; passa a não querer escutar alguns e deixa de falar com outros."

" crescer é descobrir que há vários modos de se caminhar pelo mundo e que todos valem a pena !....
Crescer é descobrir que as pessoas vêm em cascas de todas as cores ; que um mundo só de cascas pretas , brancas e amarelas , seria muito chato e que só juntas todas as cascas podem formar um mundo colorido"

Bjs

6 comentários:

Elen disse...

Menina, acho q muitos adultos estão precisando ler esse livro...

fiquei curiosa e vou procurar

abraços cheirosos

Mãe na Medida disse...

Amabile, que legal, heim?!
Profundo mesmo.
Qdo Ana Flávia tiver mais velha , vou procurar.
Bjs
DeBH

ONG ALERTA disse...

Sim as crianças hoje são muito mais rápidas e espertas que bom este mundo precisa ser mudado e quem sabe são eles que faram a grande diferença para nós...

Faniquito disse...

Olá !!!

Adorei a indicação.A julgar pelos paragrafos que vc selecionou, percebe-se que o livro é ótimo.

Obrigada por estar participando da brincadeira no meu bloguinho, volte sempre.:)

Beijinhos

Ana

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Poxa que projeto legal esse da escola.
Realmente a literatura infantil é muito rica, vale a pena investir.
Beijos e amei.

Livia Luzete disse...

Eu também irei atrás desse,me aguçou a curiosidades!
Bj e bos semana.