quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tigre, tigre

Tigre, tigre

Mowgli deixou a toca dos lobos que tinha sido sua casa até aquele momento, despediu-se de sua Mãe Loba  na gruta e deixou as montanhas de Seone. Sozinho rumou à aldeia onde moravam as estranhas criaturas chamadas homens.
Caminhou sozinho por quilômetros até que chegou a porta da aldeia, sentou-se muito cansado e esperou. Ao ver o primeiro homem, apontou para a boca aberta significando que tinha fome.
Este homem muito assustado chamou o sacerdote e com ele vieram muitos outros homens, que se espantaram com o menino nu, com cicatrizes de mordeduras nos membros.  Algumas mulheres constataram que se tratava de um menino provavelmente cuidado por lobos, se tinham muitas noticias disso naquela época. O sacerdote então se lembrou do menino que tinha sido perdido há tempos no jângal e com solenidade mandou chamar   Messua, esposa do mais rico aldeão e que tinha perdido seu filho. Messua foi até o menino e o chamou pelo nome “Nathoo”; porém o menino não reconheceu seu chamado. O sacerdote, no entanto disse que Messua levasse o menino para a casa dela, pois ela havia perdido um filho  pequenino para o jângal e agora o jângal o estava devolvendo.
 A mulher obedeceu ao sacerdote e o levou para sua cabana, ela lhe serviu leite e pão,  mesmo Mowgli não a tendo reconhecido. Muito magoada, Messua disse-lhe que se parecia bastante com seu filho, e acabou ficando com ele como se fosse seu filho perdido.
 Mowgli não se sentia bem dentro da cabada, se sentia sufocado, gostava do ar, da brisa do jângal por nunca ter vivido dentro de uma cabana, mas sossegou quando viu que no teto havia uma janela onde poderia fugir se lhe desse vontade.
Mowgli também se sentia perdido sem entender a linguagem dos homens, porém isso não era um problema para ele que já aprendera a imitar tantas outras linguagens.  Começou a imitar tudo o que Messua falava, tendo assim  aprendido  nesse  mesmo dia o nome de muitas coisas.
Quando   a noite caiu na aldeia e trancaram a porta para que Mowgli dormisse na cama, ele fugiu pela janela, pois não estava acostumado a dormir assim, as cobertas o sufocavam. Foi estirar-se na relva macia do campo vizinho, para lá dormir. Messua ficou muito preocupada pensando que ele iria fugir, porém seu marido a acalmou pedindo que tivesse paciência, pois ele não conhecia nada da vida na aldeia.
Antes que os olhos de Mowgli fechassem naquela primeira noite, um focinho amigo veio farejá-lo, era Lobo Gris, filhote mais moço de Mãe Loba que lhe trazia notícias do jângal:
 -Shere-khan foi à procura de caça, mas quando voltar  jurou que vai te matar. 
Mowgli respondeu:
 -Eu não tenho medo dele; Não me assusto com o juramento de Shere-Khan, porque eu mesmo prometi voltar a Roca do Conselho com sua pele sobre minha cabeça irmão Gris.
Depois de prometido que nunca esqueceria os irmãos da gruta, pediu que Irmão Gris sempre trouxesse notícias.
Passaram-se três meses e Mowgli andava muito ocupado em aprender a língua e os costumes dos homens. Teve que acostumar-se a usar panos em cima do corpo, o que lhe incomodava muito, pois achava que arranhava sua pele, a usar o dinheiro,o arado, que lhe era inútil. Os demais garotos o punham furioso.
Felizmente a Lei do jângal lhe ensinara a dominar seus instintos, porque na vida selvagem o alimento e a segurança dependem muito do domínio sobre si próprio.  Mowgli desconhecia a sua própria força.  No jângal sentia-se fraco, em comparação com os animais selvagens; na aldeia, os homens o consideravam forte como um touro, e nada conhecia a respeito das castas. Tratava a todos com igualdade, o que não agradava a alguns, como o sacerdote.
Mowgli conheceu um caçador chamado  Buldeo, que reunido ao fim das tardes com os  velhos da aldeia contava muitas mentiras sobre os animais do jângal.
 Inclusive contava histórias inventadas por ele sobre fantasmas. Mowgli provocava a raiva do caçador ao desmentir as histórias contadas por ele.
Foi repreendido por meter-se na conversa dos mais velhos, e por ser muito bruto com os outros meninos da aldeia foi mandado a pastorear os bois e búfalos, o que não lhe era nada difícil.
Ele gostava bastante de fazer este serviço, ficava livre dos homens e meninos da aldeia.    Gostavam de levar seus búfalos para pastar em pontos pantanosos onde se podia refrescar do calor, os levou para o extremo da planície,  lá onde o Rio Waigunga sai da floresta.
Chegando lá saltava do pescoço de Rama, o chefe do rebanho e corria ao local onde marcara com o Irmão Gris quando este tivesse alguma noticia do jângal e de Shere-kham.
 Foi onde novamente encontrou Lobo Gris alguns meses após seu encontro no dia em que chegou a aldeia  e combinaram que quando Shere-Khan estivesse caçando Mowgli, este o avisaria. Alguns dias depois, lobo Gris veio avisar que  Shere-khan pretendia atacar Mowgli na  entrada da aldeia, quando este estivesse voltando com os búfalos.
Mowgli, muito mais esperto, ajudado pelo Lobo Gris e Akelá, preparou um plano para matar Shere-khan.
Primeiro perguntou a lobo Gris se o Tigre manco tinha caçado antes de vir ataca-lo, e o lobo confirmou que sim . Era sabido por todo jângal que não se caça de barriga cheia pq se fica mais lento.
Mowgli, lobo Gris e Akelá levaram a manada de búfalos para um local onde havia um barranco e dividiram a manada de búfalos em duas partes: de um lado os machos, do outro as fêmeas e os filhotes; e a ideia era fazer um estouro de boiada sobre Shere-khan que não teria como fugir, pois estaria lerdo pela refeição que acabara de fazer, e cercado por búfalos e pelo barranco seria esmagado.
Assim foi feito. O plano foi bem sucedido. 
 Após o estouro da boiada Mowgli com uma faca que havia aprendido a usar na aldeia foi retirar a pele de Shere-Khan para apresenta-la à Roca do Conselho.
Neste instante apareceu o caçador Buldeo atraído pelo estouro da boiada, ao ver o menino retirando a pele do tigre disse que ficaria com a pele de Shere-Khan, pois havia uma recompensa de 100 rúpias pela morte de tal tigre.
Mowgli recusou-se a entregar a pele do tigre a Buldeo e o caçado ameaçou dar-lhe uma surra, a pedido de Mowgli, Akelá saltou sobre o caçador arremessando o ao chão. Buldeo assustadíssimo conseguiu se livrar de Akelá pedindo perdão a Mowgli.
Buldeo ficou muito assustado achando que era magia ou feitiçaria, pois nunca tinha visto um humano dar ordens a um lobo, ao chegar a aldeia contou histórias de feitiçaria e encantamento que deixou o sacerdote assustado.
Quando terminou de tirar e guardar a pele do tigre,  Mowgli e os amigos recolheram novamente os búfalos e voltaram para a aldeia. Ao chegar viu luzes acesas e pensou ser uma homenagem por ter matado Shere-Khan, mas uma chuva de pedras fora lançada em sua direção contrariando  seus  pensamentos. E ouviam se gritos de todos os lados:
 - Feiticeiro Lobisomem! Demônio do jângal! Fora! Fora! Atira Buldeo!
Mowgli parou assustado com as pedras e os gritos. E akelá falou:
 -Não me parecem muito diferentes dos da alcatéia. Parecem que estão te expulsando do povoado.
 -Outra vez! Exclamou Mowgli. Da primeira vez insultaram-me de homem. Agora de lobo! Vamos embora daqui Akelá.
Messua correu em sua direção e disse:
- Meu filho! Dizem que você é feiticeiro, não creio nisso, vai antes que te matem Só eu sei que vingaste a morte do meu Nathoo.
Mowgli olhou com ternura pra Messua, que tinha sido a única pessoa que o tinha acolhido com amor  e  gritou pra aldeia :
  - Agradecei a Messua, homens! Por amor a ela deixo de invadir a aldeia com meus lobos e caçar a todos
Incitou os búfalos sobre quem os apedrejavam, e  tomou o caminho do jângal seguido de Akelá e lobo Gris. Olhava as estrelas e sentia-se imensamente feliz. Ao chegar ao jângal, após rever  Mãe Loba foi a  Roca do Conselho, onde apresentou a pele do tigre. 
Os lobos que chegavam à Roca estavam aleijados, mancos e feridos, pois tinham ficado sem chefe desde que Akelá tinha perdido o bote.  Ao verem a pele do tigre os lobos pediram para Akelá chefiar novamente a alcatéia. Mowgli, por sua vez resolveu não mais pertencer a alcatéia e caçar sozinho no Jângal somente em companhia dos quatro irmãos lobos.
Livro da Selva - Rudyard Kipling


Nenhum comentário: